sexta-feira, 10 de junho de 2011

O átrio - cuidando do corpo de Cristo.


Estudar o tabernáculo é muito gratificante; entender os ensinos para aquele povo, assim como suas tipificações. Mas ao fazer um paralelo entre o tabernáculo de Moises e o tabernáculo vivo (nós), se tem a compreensão que junto com o privilégio de ser o templo vem também à responsabilidade.
O tabernáculo era composto de três partes (átrio, lugar Santo e Lugar Santíssimo), assim como o homem (corpo, alma e espírito). Interessante perceber que no livro do Êxodo, essas partes são apresentadas de dentro para fora (do santíssimo para o átrio). Deus quer tratar o homem de dentro para fora; o que não significa que Deus não valoriza. O átrio nos leva a pensar sobre o zelo com o corpo. É nessa parte que quero focar. Se Deus se preocupou com cada detalhe do átrio, pensar que o Senhor não se preocupa com os detalhes com o corpo é um erro. E isso nos leva a refletir sobre alguns de nossos hábitos.
            Até mesmo o cristão mais aplicado pode negligenciar alguns cuidados com próprio corpo, pois se esquece que esse mesmo corpo é de interesse do Senhor. E os hábitos ruins mais comuns e ignorados vão desde a glutonaria até mesmo o hábito de dormir pouco. O povo cristão tem fama de glutão, é comum ouvir o comentário “crente não bebe e não fuma, mas come que é uma beleza”, e por incrível que pareça não ficamos ofendidos com tal afirmação. A má alimentação como se não bastasse ser pecado é também a causa de muitas enfermidades como: diabetes, gastrite, hipertensão, má circulação, obesidade e outros.
            Também tem o cuidado com as vestes, que não esta limitada ao comprimento ou transparência, mas também com a sensualidade (somos chamados para sermos espirituais e não sensuais).
            O zelo com o corpo que é templo do Espírito Santo inclui cuidados para escolher: programas de TV, filmes, músicas e literatura. Nada citado é proibido ao crente, mas assim como o alimento e as roupas, temos que optar por aquilo que não interfira na saúde do corpo. O seu constante consumo evidenciará que tipo de sacerdote tem tomado conta do templo.
            Vale lembrar que o tecido utilizado na cerca do átrio era de linho fino (Ex 27:9) e de linho fino será as vestes que o Senhor entregará a sua noiva (Ap 19:7,8). Imagine o trabalho que era para manter essa cortina limpa no deserto? Assim como átrio, o nosso corpo tem contato direto com as impurezas. Manter o corpo limpo da contaminação deste mundo da muito trabalho! Mas já aprendemos que as coisas para o Pai são feitas com esforço.
Obª  Janice Arruda    
Superintendente da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário